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Textos Educativos

Projetos do NAE

Descrição:

Apresentação do projeto +educAÇÕES no 5° Encontro Paulista de Museus, por Auber Bettinelli, Claudia Bassetto e Mila Milene Chiovatto.
Esse projeto foi realizado 2012, em parceria com a Prefeitura de Botucatu e o MAC Itajahy Martins.

Tags: Botucatu. MAC Itajahy Martins. Programas Educativos.

Data: 02/07/2013

Descrição:

Apresenta aspectos do processo de formação de educadores do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags: Educação em museus. Formação do educador. Mediação.

Data: 05/11/2015

Descrição:

Com a progressiva conscientização e a implantação por parte dos museus brasileiros de políticas de ação educativa dirigidas aos públicos específicos e considerando o importante papel social desempenhado por essas instituições como espaços de referência da identidade cultural e autorreconhecimento dos cidadãos em sua comunidade, as autoras discorrem sobre a  experiência e as ações do Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE), do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags: Acessibilidade. Educação em museus. Educação inclusiva. Encontro Internacional Diálogos. Inclusão social. Programas Educativos. Públicos especiais. Recursos multissensoriais.

Data:

Descrição:

Apresenta os objetivos, ações e experiências do Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE), do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags: Acessibilidade. Educação em museu. Educação inclusiva. Inclusão social. Programas Educativos. Públicos especiais.

Data: 20/01/2011

Descrição:

Trata de algumas noções básicas acerca do Patrimônio e dos Museus; apresenta, ainda, aspectos da Nova Museologia, tendência que propõe o museu como espaço de memória, mas também de discussão da sociedade. Também são apresentados alguns referenciais teóricos acerca do ensino de arte na escola, e as distinções básicas destas práticas para com as ações educativas em museus. Finalizando, apresenta os programas e a estrutura do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags: Educação em museus. Educação patrimonial. Ensino da arte. Nova Museologia. Programas.

Data: 05/11/2015

Descrição:

O texto aborda as ações de acessibilidade da Área de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que visam  fazer o público fruir mais e melhor um acervo que é seu.

Tags: Acessibilidade cultural. Educação em museu. Públicos de museu.

Data: 17/11/2015

Descrição:

Apresenta os objetivos, ações e experiências do Programa de Inclusão Sociocultural (PISC), do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags: Ação educativa Extramuros. Acessibilidade cultural. Educação em museu. Encontro Internacional Diálogos. Exclusão social. Função social do museu. Inclusão sociocultural. Programas Educativos. Situação de vulnerabilidade social.

Data: 20/01/2011

Descrição:

O artigo apresenta o processo de concepção para o desenvolvimento das ações do Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo, desde 2002. Texto apresentado para o 3º Encontro Baiano de Museus – Museus, território e inclusão sociocultural, em 2011.

Tags: Ação educativa Extramuros. Acessibilidade cultural. Direitos Culturais. Educação em museus. Exclusão social. Função social do museu. Inclusão sociocultural. Programas Educativos. Situação de vulnerabilidade social.

Data: 22/09/2015

Descrição:

Avaliação do programa Bem-vindo, professor! desenvolvido pelo Núcleo de  Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags: Educação em museus. Programas Educativos. Público escolar. Públicos de museu.

Data: 02/12/2015

Descrição:

O artigo apresenta os programas e processos de avaliação para o desenvolvimento das ações do Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo.

Tags: Ação Programas educativos. Educação em museus. Inclusão sociocultural. Processos de avaliação. Situação de vulnerabilidade social.

Data: 20/11/2015

Descrição:

Refletindo sobre o museu, sua função educativa e seus públicos,  percebe-se um um perfil de público invisivel para as instituições: os seus funcionários. Esse público interno, formado por recepcionistas, atendentes, auxiliares e seguranças, se depara diariamente com bens culturais, trabalhando para a sua preservação, mas sem conhecimento das especificidades da área em que atuam. Diante desse problema, é apresentada a experiência do programa Consciência Funcional, desenvolvido com os funcionários de diversos núcleos da Pinacoteca. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags: Educação-Sociedade. Encontro Internacional Diálogos. Função educativa do museu. Funcionários de museu. Nova Museologia. Programas Educativos. Público interno.

Data: 20/01/2011

Descrição:

Apresenta a proposta para o “Arte em Diálogo”, concebido pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca e que se estruturou a partir da elaboração do discurso da exposição de longa duração de obras do acervo da Pinacoteca, “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”, por parte da curadoria da instituição.

Tags: Acessibilidade. Acessibilidade cultural. Função social do museu. Inclusão sociocultural.

Data: 28/09/2015

Descrição:

“Este artigo apresenta uma reflexão sobre as particularidades da educação em museus e sobre as implicações da acessibilidade nessas instituições, apresentando um processo educativo realizado junto a não públicos. Aborda especificamente a ação educativa extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o mais antigo museu de arte paulista. Essa ação é desenvolvida há três anos junto a grupos de adultos em situação de rua, frequentadores de casas de convivência do entorno do museu, por meio de oficinas de artes, visitas educativas regulares à Pinacoteca e outras ações, tais como exposições educativas e publicações”. Publicado na Revista de Ciências da Educação, periódico do Programa de Mestrado em Educação do Centro UNISAL, Ano XIII, Nº 25, 2011.

Tags: Ação educativa Extramuros. Acessibilidade cultural. Educação em museus. Função social do museu. Inclusão sociocultural. Nova Museologia. Programas Educativos. Situação de vulnerabilidade social.

Data: 05/11/2015

Descrição:

Apontamentos sobre a realização de mediação para jovens em museus.

Tags: Educação em museus. Programas Educativos. Públicos de museu.

Data: 02/12/2015

Descrição:

Trata das relações entre imaginação, museu e a formação do sujeito  nas práticas educativas  do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags: Construção do conhecimento. Educação em museus. Formação do sujeito. Função social do museu. Imaginação. Memória. Programas Educativos.

Data: 05/11/2015

Descrição:

Apresenta o processo de implantação e os pressupostos conceituais do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags: Atividades lúdico-educativas. Educação em museu. Encontro Internacional Diálogos. John Dewey. Jorge Larrosa. Leitura de imagem. Nova Museologia. Programas Educativos. Proposta poética. Visita Educativa.

Data: 20/01/2011

Descrição:

“Apresentaremos uma rápida reflexão acerca dos modelos mais presentes de parceria desenvolvidos pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Concentraremos nossa análise na experiência de parceria que nomeamos de Educação Compartilhada, estabelecendo o perfil ideal dos parceiros participantes para esse sistema no qual são co-responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de ações educativas conjuntas. Como exemplo dessa experiência apresentaremos um estudo de caso de parceria entre o museu e uma ONG que atua com jovens de setores populares oferecendo-lhes formação em vídeo”.

Tags: Educação compartilhada. Inclusão sociocultural. Parcerias. Programas Educativos.

Data: 23/09/2015

Descrição:

A natureza essencialmente educacional da instituição museológica é aceita de modo unânime pela bibliografia da museologia contemporânea e apresenta, na prática, implicações ainda muito distintas.

O texto discute duas necessidades: “fazer a concepção educacional permear outros âmbitos para além das áreas destinadas especificamente a essa atuação nos museus, e, por outro lado, expandir, nestas últimas, propostas que partam das características da instituição museológica e percebam como público alvo, não apenas o escolar, mas o público em geral, ou seja, todo o público potencial do museu”.

Tags: Diretrizes institucionais. Educação em museus. Função educativa do museu. Funções museais. Públicos de museu.

Data: 22/11/2015

Descrição:

“Este trabalho de doutoramento tem por objetivo afirmar que é possível conceber o museu e o patrimônio cultural que ele abriga como instrumentos de políticas públicas culturais de inclusão social de públicos especiais (pessoas com deficiências sensoriais, físicas ou mentais e outras limitações), seja no plano individual de uma instituição determinada, seja no contexto de um conjunto sistêmico de instituições públicas estatais e/ou privadas estruturado segundo um modelo de rede, que atue segundo ações de planejamento, implantação e qualificação de programas de acessibilidade e ação educativa inclusiva em museus no Estado de São Paulo como em outros Estados e regiões do país.”

Tags: Acessibilidade. Educação em museus. Inclusão social. Públicos especiais. Recursos mediáticos. Recursos multissensoriais.

Data: 05/11/2015

Descrição:

O texto aborda as ações de acessibilidade desenvolvidas através dos programas do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que incluam não apenas públicos com deficiências, mas outros igualmente excluídos dos processos e sistemas oficiais de cultura.

Tags: Acessibilidade. Exclusão social. Função social do museu. Inclusão sociocultural. Programas Educativos. Situação de vulnerabilidade social.

Data: 17/11/2015

Descrição:

Apresenta uma reflexão sobre o processo de implantação e as experiências com o projeto Espaço Virtual Pedagógico, do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Tags: Acessibilidade cultural. Espaço virtual pedagógico. Formação de professores. Inclusão sociocultural.

Data: 23/09/2015

Descrição:

O texto aborda as ações de acessibilidade desenvolvidas através dos programas do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que incluam não apenas públicos com deficiências, mas outros igualmente excluídos dos processos e sistemas oficiais de cultura.

Tags: Acessibilidade. Acessibilidade cultural. Educação em museus. Função social do museu. Inclusão social. Inclusão sociocultural. Parcerias. Programas Educativos. Públicos de museu. Públicos especiais.

Data:

Descrição:

Apresenta os programas de atendimento voltado ao público escolar, professores e em geral por meio de visitas educativas e outras ações. O texto foi publicado para o Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte, realizado em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Santander Cultural de Recife e Porto Alegre.

Tags: Atividades lúdico-educativas. Educação em museu. Encontro Internacional Diálogos. Leitura de imagem. Programas Educativos. Proposta poética. Público de museu. Visita Educativa.

Data: 20/01/2011